sexta-feira, 12 de maio de 2017

Paróquia de Campo Alegre realizou reunião para planejamento da tradicional procissão de Corpus Christi

Na noite desta quinta-feira 11, o padre Cristiano Firmino Nóia, líder religioso da paróquia do Bom Jesus dos Aflitos realizou a primeira reunião para o planejamento da solenidade de Corpus Christi, edição 2017. Esse ano a data será celebrada no dia 15 de Junho.

A reunião contou com a presença de lideranças da igreja católica de todas as comunidades da paróquia e representantes da Prefeitura Municipal. 

Durante a reunião o pároco pediu o empenho de cada um dos paroquianos e lideranças para em mais uma edição o evento ser realizado com sucesso.

“A festa de Corpus Christi além do seu sentido principal que é a parte religiosa, também se tornou uma dos principais eventos do calendário cultural e de turismo religioso do nosso município, não podemos nunca deixar essa tradição enfraquecer”, disse o padre Cristiano Firmino Nóia.

Ainda na ocasião o secretário de cultura do município, Márcio José, falou sobre a realização do show católico deste ano, “estamos buscando trazer uma excelente atração da música católica nacional que em breve será anunciada pela prefeitura em parceria com a paróquia para abrilhantar o nosso evento, que desde 2013 todos os anos realizamos além da missa e procissão um momento musical dando ainda mais atratividade ao evento religioso”, destacou. O show católico acontecerá na noite do dia 15 de Junho na praça central da cidade. 

O que é o evento

As comemorações ao dia de Corpus Christi em Campo Alegre é uma tradição que foi trazida ao município no ano de 1983, pelo saudoso professor Jorge Vieira da Costa, completando na edição 2017 a sua 34ª edição. Todos os anos o enorme tapete é confeccionado pelas mãos dos moradores da cidade que passam a noite inteira envolvidos na manutenção da tradição religiosa e cultural.

O tapete que mede mais de 3 km de extensão é confeccionado à base de pó de serragem, folhas e tintas, porém algumas pessoas usam da criatividade usando outros materiais mais sofisticados.

Confecção

A confecção do tradicional tapete é sempre feita na noite que antecede a procissão, quando a população ano após ano não mede esforços para enfeitar as ruas por onde passa a procissão com o santíssimo sacramento. A tradição é um misto de fé e tradição.
 

Nenhum comentário: