sábado, 17 de junho de 2017

Escola Municipal João Fernandes Vieira Filho realizou Desfile Cívico no Povoado Chã da Imbira

Com o objetivo de mostrar a comunidade do Povoado Chã da Imbira o que foi apresentado no desfile cívico em comemoração aos 57 anos de emancipação política de Campo alegre, realizado no ultimo dia 07 de Junho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Fernandes Vieira Filho realizou nesta sexta-feira, dia 16 de junho, um Desfile Cívico no Povoado Chã da Imbira com alunos dos três turnos, apresentando pra Comunidade Imbirense o tema: ''Personalidades alagoanas e campo-alegrenses''. O desfile percorreu as principais ruas e foi aplaudido pela Comunidade.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental João Fernandes Vieira Filho foi fundada em 31 de março de 1982. A origem deste nome se deu em razão do homenageado ter sido um grande líder político, filho natural desta cidade, que foi junto a sua família um dos emancipadores de Campo Alegre e também vereador deste município. João Fernandes Vieira Filho, grande líder político, lutou em favor da causa de elevar Campo Alegre à categoria de município.

A referida instituição atende diariamente nos turnos matutino, vespertino e noturno 374 alunos do Ensino Fundamental anos finais e EJA, situada na Avenida Amerino Rodrigues de Paiva, 250, Povoado Chã da Imbira.

Histórico do desfile:

A história de Alagoas se inicia antes do descobrimento do Brasil pelos portugueses.

A primeira constituição do estado foi assinada em 11 de junho de 1891, em meio a graves agitações políticas que assinalaram o início da vida republicana, tendo como os primeiros presidentes da república os ilustres alagoanos Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Na sequência, a escola destacou outros alagoanos ilustres nas diversas áreas de atuação, como:

Educação: Ib Gatto Falcão (grande educador), Luciano Barbosa e Jairo Campos (reitor da UNEAL);
Saúde: Arthur Ramos, Ceci Cunha e Théo Brandão;
Esporte: Zagalo, Dida e Marta;
Cultura: Pedro Teixeira, Zumbi dos Palmares e Aurélio Buarque de Holanda;
Religião: Dom Adelmo Cavalcante Machado;
Musical: Djavan, Augusto Calheiros e Hermeto Pascoal;
Escritores: Graciliano Ramos, Jorge de Lima e Guimarães Passos;
Publicidade: Márcio Canuto, Luciana Ávila e Gilka Mafra;
Artístico: Jofre Soares, Linda Mascarenhas e Pierre Chalita;
Beleza: Miss Alagoas;
Política: Divaldo Suruagy, Ronaldo Lessa, Fernando Collor de Melo, Gulherme Palmeira e Renan Filho;

Após os alagoanos ilustres a Escola também destacou ainda todos aqueles que contribuíram com o crescimento da nossa “Cidade Carinho”. Na sequência apresenta-se os destaques campo-alegrenses nas diversas áreas:

Educação: Marili, Maria do Rosário e Jacira Fidelis;
Saúde: Hélio Vieira, Dona Neném e Gorete;
Cultural: Eluzenita Chagas, Professor Jorge Vieira e Bete;
Esporte: Thalisson, Chiquinho e Aranha Alagoano;
Musical: Ronny, Birinaite e Fabiano Zareth;
Jurídico: Zé Domingos, Rui Ferro e Thayrones;
Comunicação: Rui Araújo, Carlos Olodum e Márcio José;
Segurança: Gilson Melo, Capitão Silva e Lucivaldo;
Beleza: Aline Samara, Luana Gessany e Gigi Vieira;
Religião: Pe. Genival, Pe. Cristiano;
Política: João Fernandes Vieira Filho, José Vigínio da Silva, José Ferreira Gomes, Divacy Tenório, Alvino Correia, Migues Matias, Jorge Matias, Jorge Madeiro, Edmilson Vieira, Miguel Felizardo, Álvaro Guimarães, Zeca Sampaio e Maurício Tenório.

Homenageando os destaques alagoanos e campo-alegrenses a escola destacou a saudade dos que passaram, ao mesmo tempo que enaltece, o quanto todos foram e são “especiais” no crescimento do Estado e município em todos os aspectos, trazendo como destaque da atualidade a primeira mulher eleita e reeleita prefeita de Campo Alegre “Pauline Pereira”, e na ocasião a escola levou os símbolos do município, os quais são: o hino de Campo Alegre, o brasão.

A Banda Fanfarra da própria instituição a qual foi fundada em 2016 e que vem fazendo belíssimas apresentações acompanhou todo o evento.

Nenhum comentário: