domingo, 13 de agosto de 2017

Secretaria de Assistência Social participou da Capacitação de Segurança Alimentar e Nutricional em Maceió

Na ultima quinta-feira (10), a secretária de Assistência Social, Isys Roberta e a nutricionista da assistência, Anne Karollyne Rodrigues, participaram da I Capacitação de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada no centro de convenções Ruth Cardoso, em Maceió, com presença de representantes dos 102 municípios alagoanos.

A Capacitação teve como objetivo conscientizar os representantes sobre a importância da implantação do Conselho de Segurança Alimentar (CONSEA) nos municípios. Além disso, foram destacados também: Os princípios e instâncias do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN); as atribuições da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN); a relação CONSEA e CAISAN: experiência nacional; os avanços nos indicadores de Segurança Alimentar e Nutricional e as vantagens da adesão ao SISAN.

A meta inicial estipulada pela Seades é que sejam criados 57 conselhos municipais, que deverão fazer um trabalho de controle social dentro da política nacional de segurança alimentar.

“Hoje, o Estado entende que fortalecer a segurança alimentar é também apoiar a agricultura familiar, a saúde, o bem-estar e dar autonomia ao pequeno agricultor. É um trabalho intersetorial, que começa na assistência social, mas traz resultados ainda maiores”, disse o secretário da Seades, Fernando Pereira.

O objetivo do CONSEA é de ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

A criação do conselho beneficiará o município, pois permitirá a participação da população através da formulação, execução e acompanhamento de políticas de segurança alimentar e nutricional.

Nenhum comentário: