domingo, 13 de agosto de 2017

Secretaria de Assistência Social realizou capacitação para as visitadoras municipais do programa Criança Feliz

No período de 02 a 04 de agosto, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Alegre realizou Capacitação para as oito visitadoras municipais selecionadas para atuarem no Programa Criança Feliz. A capacitação ocorreu na Escola Municipal Professora Zenóbia Ferreira, e teve como objetivo prepará-las para as visitas domiciliares do Programa.

Através de metodologia participativa, foram desenvolvidas atividades de sensibilização, estudos de caso, planejamento de visitas, dramatização, rodas de conversa, exposição temáticas, apresentação de vídeos, trabalhos em grupo, entre outros.

Com carga horária de vinte horas, o curso foi ministrado pelas facilitadoras Danielle Tavares, Articuladora do Programa Criança Feliz; Isabela Larisse, Coordenadora do CRAS de Campo Alegre; Ingridd Gomes, Psicóloga do CRAS de Campo Alegre e Gabriela Rabelo, Assistente Social do CREAS. Contou também com a participação da Secretária de Assistência Social, Isys Roberta e da Adjunta Helena.

Foram desenvolvidos temas como “A Assistência Social no Campo da Seguridade Social”, com o objetivo de compreender a trajetória de construção do conceito e das políticas de proteção social, compreender a Assistência Social enquanto política de garantia de direitos assegurados na Constituição de 1988, descrevendo o campo específico de atuação dos visitadores do Programa Criança Feliz inseridos na Política de Assistência Social – PNAS (2004), através da oferta da Proteção Social Básica nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.

“A Primeira Infância e o Programa Criança Feliz”, com o objetivo de debater sobre a importância da Primeira Infância para o desenvolvimento intelectual e cognitivo das crianças, proporcionando o conhecimento sobre as funções de um visitador (a) no Programa Criança Feliz, compreendendo a relação do Programa com o Sistema Único de Assistência Social – SUAS; e, por fim, a temática “Trabalho em equipe”, com o objetivo de promover um ambiente saudável e agradável, essenciais para um trabalho em grupo.

Nenhum comentário: