quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Educação de Campo Alegre realiza a 2º fase da maratona de aprendizagem nas escolas da rede pública municipal

 
Campo Alegre é um município geograficamente mediano, entretanto desde a primeira gestão da Prefeita Pauline Pereira, tem se tornado pedagogicamente grande: em 2015, o município alcançou o 3º terceiro melhor Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) no estado de Alagoas. As mudanças pedagógicas que permitiram o avanço dos índices têm a ver com o investimento na Formação Continuada e com o fortalecimento da gestão escolar.

Quem transforma a realidade em sala de aula é o professor que efetiva a sua prática diariamente com seus alunos, porque não basta só uma boa escola, tem que ter escola, família e sociedade focando em uma única meta: “A APRENDIZAGEM”.

O Estado de Alagoas através do Programa Escola 10 tem o objetivo de elevar o índice de aprendizagem no estado para um reconhecimento nacional em educação. Para isso precisamos valorizar nossos professores e coordenadores pedagógicos, oferecendo-os mais formações para transformar a realidade nas escolas.

O Programa Escola 10 é uma parceria entre Estado e Municípios de Alagoas que tem como objetivo elevar a qualidade de ensino das escolas municipais e estaduais, garantindo que os estudantes avancem em sua aprendizagem, trabalhando os descritores de Língua Portuguesa e Matemática. “O Programa” veio reforçar ainda mais o projeto já implantado no município de Campo Alegre “Todos Pela Aprendizagem, Juntos Vamos Alcançar a Nossa Meta”, melhorando por meio dele a atuação dos articuladores e professores no acompanhamento realizado com os alunos, podendo assim comparar a evolução deles, percebendo o avanço da proficiência, sobretudo nos alunos dos 5º e 9º anos.

Nesta terça-feira, 03 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação iniciou a 2ª etapa da Maratona de Aprendizagem 2017, envolvendo as 44 turmas dos 5º e 9°anos das 14 Instituições de Ensino da Rede Pública Municipal, com a participação da equipe do IDEB e alguns técnicos da SEMED, prestigiando esse momento de aprendizagem na vida dos alunos.

A Maratona de Aprendizagem é uma das ações do projeto “Todos Pela Aprendizagem, Juntos Vamos Alcançar Nossa Meta” que através das atividades lúdicas e interativas entre estudantes, permite a revisão e consolidação do aprendizado dos estudantes com os descritores estudados no período de março a setembro em Língua Portuguesa e Matemática.

As maratonas ocorrerão no período de 03 a 06 de outubro e envolvem as seguintes escolas, de 5º ao 9º ano:

1 - Escola Mun. de Tempo Integral Helenilda Correia Araújo de Melo
2 - Escola Mun. De Educação Básica Miguel Matias
3 - Escola Mun. de Tempo Integral Senador Rui Palmeira
4 - Escola Mun. de Tempo Integral Maria Lourinete Porto Guimarães
5 - Escola Mun. de Tempo Integral Olival Tenório Costa Neto
6 - Escola Mun. de Ens. Fund. Felizardo Souza Lima
7 - Escola Mun. de Ens. Inf. E Fund. Cicero Mizael dos Santos
8 - Escola Mun. de Tempo Integral Ver. João Rogério dos Santos
9 - Escola Mun. de Tempo Integral Menino Jesus de Praga
10 - Escola Mun. de Tempo Integral Elita Tenório Maia
11 - Escola Mun. de Ens. Fund. Professora Zenóbia Ferreira da Silva
12 - Escola Mun. de Ens. Fund. Mons. Hildebrando Veríssimo Guimarães
13 - Escola Mun. de Ens. Fund. João Fernandes Vieira Filho
14 - Escola Mun. de Ens. Fund. Pedro de Oliveira Santos.

A competição aconteceu entre as turmas de cada escola e ao final dessa etapa ficou uma turma campeã, que representará a Instituição na 3º e última etapa da Maratona, que ocorrerá em meados de Novembro, no Ginásio de Esporte João Matias, com todas as Instituições de Ensino juntas. No horário matutino, para os 5º anos e no vespertino, para os 9º anos.

A secretária de educação do município, Professora Graciene Alencar comentou sobre a realização das ações, “Hoje é possível determinar o que torna uma cidade pedagogicamente inovadora, e o que outras podem fazer para se tornar uma. É porque existem instrumentos de avaliação que se debruçam sobre a realidade escolar brasileira, são ferramentas como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que mensuram como as escolas estão formando seus estudantes e as maratonas realizadas em nosso município, desde 2015, visam preparar melhor os alunos para a Prova Brasil, motivá-los a se dedicarem cada vez mais aos estudos e consequentemente elevarem o índice de aprendizagem”, destacou Graciene.

“A nossa gestora, Prefeita Pauline Pereira sabe bem disso e é por isso que nos incentiva e nos proporciona o necessário para podermos fazer sempre mais para atingir os nossos objetivos, que são a aprendizagem e o sucesso dos nossos alunos. Por isso, a gestão municipal, toda a SEMED, equipe gestora, professores, alunos e toda a comunidade estão envolvidos neste momento”, finalizou a Secretária.
 

Nenhum comentário: