terça-feira, 10 de outubro de 2017

SEMED e CME participam de seminário estadual de legislação educacional

Na sexta-feira, 06 de outubro, a Secretária Municipal de Educação de Campo Alegre, professora Graciene Alencar juntamente com o Presidente do Conselho Municipal de Educação, José Jadilson da Silva e o Coordenador do Polo II – UNCME/AL, Lucas Rinaldo, que também é Conselheiro Municipal de Educação, participaram do I Seminário Estadual de Legislação Educacional, que ocorreu no Centro de Exposições Culturais Ruth Cardoso, Jaraguá – Maceió/AL.

O evento foi organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da Superintendência de Gestão do Sistema Estadual de Educação, em parceria com a União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Conselho Estadual de Educação (CEE/AL) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e teve como principal objetivo proporcionar o fortalecimento dos Sistemas e Conselhos de Educação, na perspectiva do regime de colaboração entre os entes federados.

Na oportunidade, estiveram presentes os técnicos da Diretoria de Gestão do Sistema de Ensino da SEMED, Maria José Machado e Carlos Henrique Matias e a Secretária Executiva dos Conselhos, Maria Nilda da Silva.

A temática abordada durante o Seminário foi Sistema de Ensino: O papel dos conselhos de educação na garantia da autonomia e democratização do ensino. A palestra magna foi proferida pelo Professor Genuíno Bordignon que falou sobre os Sistemas de Ensino e os Conselhos de Educação, abordando  questões como ética e cidadania voltadas para uma educação emancipadora. Também abordou acerca da gestão democrática, como princípio pedagógico e a natureza das relações, falando da necessidade da existência de um discurso coerente com a prática.

Citou ainda a respeito da autonomia, avanços e desafios dos Conselhos de Educação, colocando-os como órgãos de extrema importância na gestão democrática, servindo, o mesmo, de ponte entre a sociedade e o governo. “Ninguém é cidadão de si, o exercício da cidadania só é realizado na vida em sociedade”, ressaltou o Professor Genuíno Bordignon.

A palestra seguinte foi ministrada pela Presidente Nacional da UNCME, Professora Gilvânia Nascimento, que abordou sobre o Sistema de Ensino e a Gestão Democrática nos municípios, em uma mesa coordenada pela Prof.ª Graciene Alencar, Dirigente Municipal de Educação de Campo Alegre e Vice Coordenadora Estadual da UNCME.

Na última mesa da tarde, o tema abordado foi Legislação Educacional na perspectiva da educação especial e inclusiva, com a participação da Presidente do Conselho Municipal de Educação de Maceió-COMED, Professora Drª Elisangela Mercado, da Coordenadora Estadual da UNCME, Marly Vidinha e da Professora Dr.ª Dolores Fortes, coordenada pelo Coordenador Geral do Fórum Estadual Permanente de Educação de Alagoas, Prof. Juliano Brito.

De acordo com Graciene Alencar, “o município de Campo Alegre vem se destacando na organização do Sistema de Ensino e nas ações realizadas pelo Conselho Municipal de Educação – CME, que é um elo entre comunidade e gestão, inclusive, servindo como referência para outros municípios alagoanos”.

Nenhum comentário: