quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Prefeitura de Campo Alegre entrega Tablets e Kits de EPIs para os Agentes Comunitário de Saúde

Ao todo foram entregues 95 Tablets e mais 84 computadores e 45 impressoras. Os agentes de endemias também receberam os kits 

Em comemoração ao Dia do Agente Comunitário de Saúde e dos Agentes de Endemias, a Prefeitura de Campo Alegre realizou na manhã desta quarta-feira 04 de outubro, um café da manhã com todos os profissionais das Equipes de Saúde da Família do Município onde foram entregues novos fardamentos, EPIs e kits de materiais de uso permanente para os agentes.

Na ocasião todos os agentes de saúde também receberam os Tablets que serão utilizados no dia a dia, passando a ser um dos primeiros municípios do estado com o serviço totalmente informatizado contando com um sistema inovador para o registro de dados no e-SUS AB, do Ministério da Saúde.
Ao todo foram entregues 95 tablets e mais 84 computadores e 45 impressoras que já foram entres e instalados em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

Com o uso dos equipamentos gradativamente o uso de papel será eliminado, possibilitando mais agilidade no processamento dos dados e mais segurança na informação. Os tablets contam com aplicativos específicos do Sistema Único de Saúde (SUS), que serão usados na rotina de trabalho dos profissionais na atenção básica. Os agentes vão passar por capacitação sobre o uso dos equipamentos.
 
Com o uso dos tablets, será possível consultar um banco de dados sobre a situação da saúde nos territórios em tempo real, trazendo informações relevantes sobre a cobertura da unidade de saúde.

Desta forma, a gestão municipal terá condições de identificar o número de gestantes, idosos, acamados, pacientes de doenças crônicas na localidade e propor ações preventivas e de controle junto à população. A medida também pretende elevar a avaliação de Campo Alegre no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), do Governo Federal. 

Durante a sua fala no evento, a prefeita Pauline Pereira parabenizou os agentes pela comemoração da data, e agradeceu a categoria pela parceria, reconhecendo a importância dos trabalhos de cada um que dia a dia vivencia os anseios da população. 

A prefeita também destacou a parceria com deputado federal Arthur Lira, pois graças a esse apoio através de emendas parlamentares do deputado foi possível à compra dos equipamentos para a informatização de todas as UBS do município.

Para a agente comunitária de saúde Luana Firmino o trabalho vai ser dinamizado com a entrega dos tablets. “Hoje temos que anotar as informações no papel e depois passar para o sistema. Estou ansiosa para usar o tablete, com certeza chegou para melhorar o nosso trabalho”, destacou.

Agentes de Saúde e de Endemias 

O profissional Agente Comunitário de Saúde realiza atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas em saúde realizada em domicílios ou junto às coletividades, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS.

Jà o Agente de Combate às Endemias tem como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS. Ou seja, esse profissional deve atuar nas ruas de uma comunidade prevenindo e ajudando a combater doenças que possam causar epidemia, cujas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose, malária, entre outras.
 
 

Nenhum comentário: