segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Representantes de Campo Alegre participam da XI Conferência Estadual de Assistência Social

Os representantes foram eleitos na Conferência Municipal realizada em Julho 

A 11ª Conferência Estadual de Assistência Social teve como tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas)” e foi realizada nos dias 26 e 27 de setembro de 2017 no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá Maceió. E teve comno objetivo reafirmar o papel da Assistência Social como política que garanta direitos e trazer os usuários para o centro do debate e planejamento da política para o setor. 

O município de Campo Alegre foi representado pelos dez representantes que foram eleitos como delegados e delegadas na Conferência Municipal de Assistência social que aconteceu dia 20 de julho. As assistentes sociais Isabela Larisse, Lucélia Bispo, Gabriela Moura e Karla Karoliny Pedrosa representaram a sociedade civil junto ao presidente da Associação de Deficientes Físicos de Campo Alegre – Adefical, Ramilson Alexandre. 

Os representantes do governo foram os professores Ednaldo Cavalcante e Maria Lúcia, assim como, as assistentes sociais Janaina Matias, Mayara Lemos e Sonnaly Gomes. 

Para a conferência Nacional que será realizada no período de 5 a 8 de dezembro de 2017 em Brasília/DF, Ramilson Alexandre foi eleito para representar os usuários e o professor Ednaldo Cavalcante, representará o Governo.  

O secretário de estado da Assistência Social, Fernando Pereira, avalia de forma positiva as discussões colocadas em pauta pelos conselheiros, que na oportunidade entregaram ao Conselho Estadual uma moção de repúdio à proposta de redução de orçamento do Governo Federal para a política de assistência social.

Entre as deliberações que serão levadas à Brasília estão: assegurar a idade mínima de 65 anos para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC); que passe a ser de um salário mínimo o benefício para crianças com síndrome congênita do Zika Vírus; implantar o piso salarial para os trabalhadores do Suas; garantir a representação da sociedade civil organizada e Governo no Conselho Estadual da seguinte forma:  25% de trabalhadores, 25% de usuários, 25% de governo e 25% de entidades socioassistenciais.

As conferências são importantes instrumentos de participação e controle social e que se efetiva com a participação popular. Por meio deste exercício a sociedade organizada realiza intervenções na formulação, execução e avaliação dos serviços desenvolvidos por órgãos governamentais.

Nenhum comentário: