segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Secretaria de Saúde desenvolve o Projeto da Linguinha nos centros de Educação Infantil do município

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Programa de Saúde na Escola  (PSE), deram início a mais uma ação de Promoção à Saúde ao inserir o “’Projeto da Linguinha” na sede do município e no distrito Luziápolis. O projeto foi iniciado no Centro de Educação Infantil Lizete Alves Ferreira e no Centro de Educação Infantil Maria José Vieira da Costa.

A ação tem como objetivo identificar alterações no frênulo lingual nas crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil de Campo Alegre com faixa etária de 0 a 03 anos de idade. 

O teste serve para detectar alterações no frênulo lingual que possam vir a interferir nas funções de alimentação e fonoarticulação. Os casos detectados de alteração do frênulo lingual  serão devidamente encaminhados para o tratamento adequado, e se necessário indicados para frenectomia lingual.

A frenectomia é uma pequena cirurgia que consiste em reduzir o freio, que é uma "prega" fina de tecido fibroso, presente na boca. Indicada quando há limitação dos movimentos da língua, alterações da fala e  dificuldade ou alteração na mastigação.
 

Nenhum comentário: