terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

SEMED realiza formação para professores da educação de jovens e adultos – EJA

A formação pedagógica foi voltada para os professores que atuam na rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre – SEMED realizou a I Formação Pedagógica para a equipe de professores da Educação de Jovens e Adultos – EJA. A formação foi ministrada durante dois dias, iniciando na quinta-feira (15), finalizando na sexta-feira (16).

A Formação Pedagógica aconteceu no auditório da Escola Professora Zenóbia Ferreira e teve como objetivo contribuir para um planejamento unificado a nível municipal, antecipando ideias e ações que envolvam o crescimento de uma aprendizagem de qualidade, para garantir o sucesso e o desenvolvimento dos alunos e alunas da EJA.

Durante a Formação, os professores, coordenadores e equipe pedagógica da SEMED, reuniram-se para projetar os primeiros 100 dias letivos do ano 2018, indicando os caminhos a serem seguidos para se chegar aos objetivos educacionais almejados. Este também foi um momento para integrar todos os professores da rede na busca de um trabalho fortalecido e equipe.

No primeiro encontro, a Diretoria de Gestão do Sistema de Ensino - DIGESE trouxe abordagens significativas envolvendo a resolução 02/2017 (regulamentação da EJA) e o Calendário Escolar específico e a Diretoria de Gestão de Ensino - DIGEN promoveu um repensar para a EJA com reflexões acerca do vídeo de Leandro Karnal com o tema: O que estou fazendo de mim?

Já no segundo encontro, foram discutidos assuntos referentes a sondagens como base para um planejamento pedagógico consistente e articulado, reunindo ideias primordiais para o desenvolvimento integral dos alunos e as orientações pedagógicas para o ano letivo de 2018 com o intuito de incentivar, multiplicar e adotar ações inovadoras nas Instituições de Ensino da Rede Municipal que atuam na modalidade EJA.

Esses dois dias de estudos, com o envolvimento de todos os Coordenadores e professores da EJA, agrega valor ao trabalho que já está sendo desenvolvido, primando por continuar avançando e elevando a qualidade da educação no município de Campo Alegre.

A Secretária de Educação no Município, Professora Graciene Alencar, reafirmou o compromisso da gestão municipal com a Educação de Jovens e Adultos e instituiu este ano como o “Ano da Alfabetização”, visando minimizar as dificuldades de ensino e aprendizagem, investindo de forma contínua na Formação Continuada dos profissionais da educação.

Na próxima formação, prevista para o início de março os trabalhos serão direcionados para o Planejamento Curricular Unificado; adequando os conteúdos e práticas pedagógicas a realidade do aluno.
 

Nenhum comentário: