quinta-feira, 15 de março de 2018

Oficina para Adolescentes do NUCA e do SCFV marca mais uma etapa da construção do PMIA

Nesta quarta-feira 14 de março, foi realizada uma oficina com Jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da sede do munícipio. A oficina teve como objetivo ouvir as sugestões e proposições dos adolescentes para a construção do Plano Municipal para a Infância e Adolescência - PMIA, que está sendo construído no  município.

O momento teve a condução da Professora Adjinã Martins e da Assistente Social Isabela Larisse. A programação contou com uma acolhida dos adolescentes, com a leitura do poema de Mário Quintana “O Tempo”, em seguida, foi realizada uma dinâmica de percepção, atenção e observação, através da discussão de figuras.

Após a discussão dessas atividades, as facilitadoras dividiram os adolescentes em três grupos, divididos pelas temáticas: Vidas Saudáveis, Educação de qualidade, e, por fim, Proteção em situações de risco.

Os jovens presentes puderam discutir sobre como essas temáticas incidem em suas vidas e na vida dos adolescentes ao seu redor. Puderam debater sobre a sobrevivência infantil e materna; gestão e saúde; segurança alimentar e nutricional; saneamento básico; gestão em saneamento básico; acesso e qualidade na educação infantil e no ensino fundamental; prevenção e combate à violência doméstica, sexual, institucional; prevenção ao trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente. 

Toda discussão será sistematizada pelo Grupo de Trabalho de elaboração do Plano Municipal para a Infância e Adolescência. A próxima etapa que também será em formato de oficina, será realizada com as crianças.
 

Nenhum comentário: