quinta-feira, 15 de março de 2018

Profissionais da educação de Campo Alegre realizam discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre - SEMED promoveu nesta terça-feira (13) uma vasta programação de ações nas 22 Instituições de Ensino da Rede Pública Municipal, com o intuito de discutir a Base Nacional Comum Curricular - BNCC.

O dia de mobilização da BNCC envolveu gestores, professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA, auxiliares dos Centros de Educação Infantil, alunos do Ensino Fundamental (anos finais), Presidente e Conselheiros do Conselho Municipal de Educação - CME, que se reuniram para estudar, entender e discutir o documento que vai redefinir os currículos e PPPs das escolas através de oficinas e discussões.

O dia D, instituído o dia da mobilização pela Base no município de Campo Alegre foi bastante produtivo, com empenho, envolvimento de cada equipe das unidades de ensino, com uma programação diversificada e alinhada à proposta do MEC.

Para a secretária de educação, professora Graciene Alencar o dia D, veio para fortalecer este estudo, que terá continuidade na Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo - HTPC, sendo conduzido pelas equipes gestoras e acompanhado pela equipe de formação da SEMED, com propósito de qualificar as ações nas escolas.

O Dia D foi uma iniciativa do Ministério da Educação, a fim de promover uma discussão nacional sobre a estrurura e as competencias da base comum curricular (BNCC). A mesma estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera desenvolver pelos alunos ao longo da escolaridade básica.

Orientada por princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. A Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Nenhum comentário: