terça-feira, 13 de março de 2018

SEMED realiza “roda de conversa” sobre empoderamento feminino para mulheres da Usina Porto Rico

Dentro das ações realizadas durante o mês de março que é um mês de festividades, homenagens e confraternizações pelo dia Internacional da Mulher, mas também um mês de debates e reflexões diante de persistentes iniquidades sociais.

Nessa perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre – SEMED promoveu no Dia Internacional da Mulher, dia 08demarço, na indústria da Usina Porto Rico, uma “Roda de Conversa” sobre o empoderamento feminino, que foi conduzida pela Técnica da SEMED e Presidente do Conselho da Mulher de Campo Alegre, Kawwanny Ferreira, com o objetivo de mobilizar as mulheres sobre o seu posicionamento em todos os campos sociais, políticos e econômicos.

O Empoderamento feminino é a consciência coletiva, expressada por ações para fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade de gênero. É uma consequência do movimento feminista e, mesmo estando interligados, são coisas diferentes. Empoderar-se é o ato de tomar poder sobre si.

Durante a roda de conversa ocorreram debates em torno do que é ser mulher e homem na sociedade contemporânea. Houve uma reflexão a respeito do tempo em que as mulheres eram queimadas vivas por reivindicarem melhores condições de trabalho, de um tempo em que elas tinham que pedir permissão ao marido para votarem e assuntos como a violência contra a mulher também foram discutidos. As garantias constitucionais de igualdade de direitos também foram abordadas.

“Momentos como este são muito importantes para que debates assim possam acontecer nos diversos espaços da sociedade. A persistência das discriminações contra as mulheres revela a necessidade urgente de um profundo olhar sobre suas raízes, associado a um maior compromisso para coibir normas que fixam lugares rígidos para mulheres e homens na sociedade e que agem como fortes barreiras para a efetivação de direitos”, destacou a a Diretora de Recursos Humanos da Usina Porto Rico, Elaine Ferreira.

De com a presidente do Conselho da Mulher de Campo Alegre, Kawanny Ferreira as desigualdades de gênero estão, ainda, nas raízes de sofrimento físico e mental, violação e morte que atingem bilhões de mulheres de todas as idades, raças, etnias, religiões e culturas. “Por isso, precisamos a cada dia disseminar em toda parte os direitos da Mulher”, disse Kawanny.
 

Nenhum comentário: